Fluxograma: O que é?

O que é Fluxograma?

O fluxograma, essencialmente, é a visualização através de um mapa de uma atividade dentro de uma cadeia de processos, usando simbologias apropriadas, estabelecendo princípio, meio e fim desse conjunto de manipulações da atividade para que tenha um resultado satisfatório.

No fluxograma é criado o mapa visual onde podemos mostrar as diversas etapas de um sistema, com as coordenadas para seu desenvolvimento, tornando o conjunto das etapas um trabalho padronizado, organizado, que possa ser entendido e utilizado por qualquer pessoa. A seguir confira mais informações e como fazer um fluxograma.

o-que-e-fluxograma

O significado de fluxograma de uma maneira mais acadêmica, podemos considerá-lo um diagrama que deve ser visto como representação esquemática, ou ainda um algoritmo, utilizando gráficos para ilustrativos para simplificar a transição das informações dentro de uma sequência operacional.

O fluxograma pode ser aplicado nas mais diversas áreas de atividade, podendo servir para estabelecer um fluxo de vendas, de finanças, de marketing, sendo uma ferramenta importantíssima para qualquer organização. Através dele podemos ter a informação detalhada de como proceder, criando um padrão de confecção de um processo e melhorando a comunicação entre os participantes de qualquer atividade.

Para que serve um Fluxograma?

O fluxograma é a principal ferramenta de um programador de sistemas, sendo aplicado na Tecnologia de Informação para representar a lógica necessária para o funcionamento de programas, criando a modelagem e a documentação de todos os sistemas operacionais.

Com a utilização dessa ferramenta podemos facilmente compreender, de maneira rápida e instantânea, um fluxo de qualquer processo, seja de documentos, de atividades ou mesmo de etapas de uma atividade física ou mental. Ao ser aplicado à circulação de um documento qualquer, por exemplo, o fluxograma mostra o caminho percorrido através de diversos departamentos de uma empresa, bem como a forma como deve ser tratado para cumprir com sua legalidade.

Sua utilização simplifica e racionaliza qualquer atividade, otimizando os resultados exigidos por qualquer processo em qualquer organização e possibilitando sua utilização por qualquer profissional, mesmo que não treinado especificamente para a atividade.

Um dos fatos comuns para quem não está familiarizado é a confusão entre o que é fluxograma e um organograma, tendo cada um suas próprias finalidades. Enquanto o fluxograma estabelece as etapas de um processo, sendo uma ferramenta dinâmica, o organograma representa a estrutura funcional de uma organização, apresentando-se como uma ferramenta estática.

Veja um modelo de Exemplo de Fluxograma

exemplo-de-fluxograma

Sinais e símbolos de um fluxograma

O fluxograma apresenta sempre o início, o seu sentido de leitura e movimentação das etapas, ou seja, o seu fluxo, e sua finalização. Para sua confecção são utilizados símbolos básicos, que podem ser variáveis conforme a aplicação do diagrama montado. Entre os símbolos mais conhecidos do fluxograma, podemos destacar:

  • Início e fim: geralmente o símbolo usado no início do fluxograma é um retângulo com bordas arredondadas, estabelecendo o começo e o término do fluxo apresentado. Nos retângulos também estão inseridas as ações necessárias para o processo;
  • Setas: usadas para indicar o sentido do fluxo das etapas;
  • Losangos: os losangos representam as alternativas ou questões criadas pelas etapas, devendo sempre apresentar duas saídas para as respostas positivas ou negativas;
  • Linhas e setas nunca podem cruzar uma sobre as outras para identificar melhor a visualização das etapas, sem confundir quem esteja analisando;
  • As indicações textuais nos losangos e retângulos devem ser sempre claras e sucintas, utilizando o verbo no infinitivo.

Confira também como você pode fazer: Fluxograma Online

fluxograma

O fluxograma deve ser feito da forma mais clara possível, dando facilidade de entendimento das ações e das alternativas, podendo ser usado símbolos diferenciados, desde que determinados como legendas, já que seu objetivo é mostrar um processo.

Saiba mais sobre Fluxograma

  • fluxograma-de-processo-150x150Fluxograma de Processo Como Fazer Como Fazer Fluxograma de Processo O fluxograma é uma forma de representar a sequência de um processo através de símbolos gráficos, desde seu início, passando por todas as suas etapas e alternativas para chegar a um resultado final. O gerenciamento de um processo qualquer, dentro de uma empresa, pode ser mostrado através do gráfico de fluxograma de processo, possibilitando melhoria […]
  • fluxograma-no-word-como-fazer-150x150Como Fazer Fluxograma no Word Fazer Fluxograma no Word Um fluxograma é um modelo gráfico onde podemos demonstrar o andamento de um processo, seja ele burocrático ou industrial. O fluxograma é usado para que possamos apresentar graficamente os dados, tornando mais compreensível a informação para outras pessoas, a seguir confira como fazer fluxograma no Word. O Word é um aplicativo que oferece diversas […]
  • fluxograma-online-150x150Fluxograma Online – Programa para Fazer Fluxograma Programas para Fazer Online O fluxograma é sempre a representação de um processo, mostrando através de símbolos gráficos a descrição passo a passo da natureza e do fluxo das etapas para iniciar uma tarefa e chegar ao seu final. O objetivo do fluxograma é mostrar de maneira simples como são transmitidas as informações e como devem ser manipulados os elementos, criando […]
  • como-fazer-fluxograma-150x150Fluxograma Como fazer Como Fazer Fluxograma Representar um processo gráfico para explicar detalhadamente o fluxo da implementação de um processo nunca foi uma tarefa tão simples para as pessoas. Você aprenderá o quão importante essa ferramenta é importante no dia a dia, confira a seguir como fazer um fluxograma. O objetivo é descomplicar o fluxo de elementos e informações que você apresentará no […]

Aprenda como Fazer um Fluxograma Passo a Passo, clique e confira o Curso com mais Ferramentas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *