Fluxograma de Processo Como Fazer

Como Fazer Fluxograma de Processo

O fluxograma é uma forma de representar a sequência de um processo através de símbolos gráficos, desde seu início, passando por todas as suas etapas e alternativas para chegar a um resultado final. O gerenciamento de um processo qualquer, dentro de uma empresa, pode ser mostrado através do gráfico de fluxograma de processo, possibilitando melhoria de produtividade e podendo ser aplicado para:

  • Melhorar o processo de trabalho;
  • Apresentar todos os passos sequenciais de um atividade produtiva;
  • Criar normas padrão para a realização de uma atividade

fluxograma-de-processo

Como montar um fluxograma de processo?

A criação de um fluxograma de processo exige que se conheça exatamente as etapas e as alternativas para a movimentação da atividade produtiva, possibilitando que seja apresentado graficamente e informando, de maneira simplificada, os procedimentos que devem ser tomados para a realização da tarefa.

Um fluxograma de processo deve conter um conjunto de componentes básicos para ser compreendido como uma atividade, informando todas as entradas, que podem ocorrer no início ou durante a execução da atividade, os componentes de processamento, as alternativas em casos específicos e o resultado, que deverá ser a finalização do processo, com a saída do fluxograma.

Durante a realização de uma tarefa é natural que haja um controle para garantir a qualidade do produto final, o que exige que cada componente seja avaliado continuamente, com especificações dentro do fluxograma de processo, podendo assim evitar falhas ou erros entre as etapas que compõem o próprio processo, e isso é uma das características que fazem de um perfeito fluxograma de processo a sua apresentação gráfica.

fluxograma-de-processo-exemplo

Como Funciona um Fluxograma de Processo

Num esquema de produção o processo produtivo não é, de forma alguma, algo restrito e contido em si mesmo, dependendo, em determinados momentos, de outros processos para ter sua continuidade, ou mesmo processos continuados após a execução de uma etapa que, em virtude de suas características próprias, completam um conjunto completo de atividades. Você deve se perguntar como fazer um fluxograma de processo e acha que é bastante difícil a criação de um, porém existem programas de fluxograma que te auxiliam na criação, tornando muito mais fácil você fazer o seu, saber como ele é composto também vai te ajudar bastante na hora da criação.

Ao criarmos um fluxograma de processo composto devemos ter em mente que as ações de controle de qualidade devem atuar entre um e outro fluxograma, integrando os diversos elementos e produzindo diferentes fluxogramas de processo, de forma contínua, criando condições de validade entre eles e apresentando um produto final completo, com as exigências da garantia de qualidade.

Ao inserir os elementos necessários, estaremos verificando a qualidade ao longo do processo produtivo, encontrando meios de verificação da cadeia de produção, atendendo esses requisitos de qualidade e mantendo o padrão para a entrada no processo subsequente.

Desta forma, ao montarmos um fluxograma de processo produtivo devemos verificar todas as entradas e saídas em cada etapa, considerando os graus de variação, medindo a taxa de erros em cada etapa pelas etapas de erros das etapas sequenciais, com o objetivo de minimizar as falhas e trazer um produto final dentro dos padrões exigidos pelo sistema de qualidade.

Modelos de fluxogramas de processo

Podemos representar graficamente em vários modelos os fluxogramas necessários para um processo produtivo, mapeando todas as atividades dentro da sua sequência real.

Por exemplo, um fluxograma cruzado entre funções nos dá a possibilidade de inclusão de informações adicionais, segmentando o desenho do fluxograma em setores, criando uma matriz de fluxograma de processo onde outros gráficos poderão complementar as etapas de uma atividade produtiva.

O que precisamos ter em mente ao colocar de forma gráfica um processo é representar essa realidade do fluxo produtivo, lembrando que um fluxograma de processo deve identificar as etapas para possibilitar menor quantidade de falhas, alcançando os resultados que a empresa exige. A seguir confira alguns dos modelos de fluxogramas de processos para você pegar como exemplo.

Saiba mais sobre Fluxograma

  • como-fazer-fluxograma-150x150Fluxograma Como fazer Como Fazer Fluxograma Representar um processo gráfico para explicar detalhadamente o fluxo da implementação de um processo nunca foi uma tarefa tão simples para as pessoas. Você aprenderá o quão importante essa ferramenta é importante no dia a dia, confira a seguir como fazer um fluxograma. O objetivo é descomplicar o fluxo de elementos e informações que você apresentará no […]
  • fluxograma-no-word-como-fazer-150x150Como Fazer Fluxograma no Word Fazer Fluxograma no Word Um fluxograma é um modelo gráfico onde podemos demonstrar o andamento de um processo, seja ele burocrático ou industrial. O fluxograma é usado para que possamos apresentar graficamente os dados, tornando mais compreensível a informação para outras pessoas, a seguir confira como fazer fluxograma no Word. O Word é um aplicativo que oferece diversas […]
  • fluxograma-online-150x150Fluxograma Online – Programa para Fazer Fluxograma Programas para Fazer Online O fluxograma é sempre a representação de um processo, mostrando através de símbolos gráficos a descrição passo a passo da natureza e do fluxo das etapas para iniciar uma tarefa e chegar ao seu final. O objetivo do fluxograma é mostrar de maneira simples como são transmitidas as informações e como devem ser manipulados os elementos, criando […]
  • exemplo-de-fluxograma-150x150Fluxograma: O que é? O que é Fluxograma? O fluxograma, essencialmente, é a visualização através de um mapa de uma atividade dentro de uma cadeia de processos, usando simbologias apropriadas, estabelecendo princípio, meio e fim desse conjunto de manipulações da atividade para que tenha um resultado satisfatório. No fluxograma é criado o mapa visual onde podemos mostrar as diversas etapas de um […]

Aprenda como Fazer um Fluxograma Passo a Passo, clique e confira o Curso com mais Ferramentas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *