Fluxograma de Processo Como Fazer 2023

Como Fazer Fluxograma de Processo

O fluxograma é uma forma de representar a sequência de um processo através de símbolos gráficos, desde seu início, passando por todas as suas etapas e alternativas para chegar a um resultado final. O gerenciamento de um processo qualquer, dentro de uma empresa, pode ser mostrado através do gráfico de fluxograma de processo, possibilitando melhoria de produtividade e podendo ser aplicado para:

  • Melhorar o processo de trabalho;
  • Apresentar todos os passos sequenciais de um atividade produtiva;
  • Criar normas padrão para a realização de uma atividade

fluxograma-de-processo

O que é o fluxograma de processos?

Um fluxograma de processos é uma ferramenta que visa melhorar a qualidade de apresentações e representações de sequências de processos e atividades através de símbolos que proporcionam uma ampla e melhor visualização. Essa ferramenta proporciona melhor rendimento, menor perda de tempo e de recursos e maior comprometimento. O fluxo dos processos de forma bem desenhada, clara e significativa permite melhor entendimento das etapas e formas de execução.

Como montar um fluxograma de processo?

A criação de um fluxograma de processo exige que se conheça exatamente as etapas e as alternativas para a movimentação da atividade produtiva, possibilitando que seja apresentado graficamente e informando, de maneira simplificada, os procedimentos que devem ser tomados para a realização da tarefa.

Um fluxograma de processo deve conter um conjunto de componentes básicos para ser compreendido como uma atividade, informando todas as entradas, que podem ocorrer no início ou durante a execução da atividade, os componentes de processamento, as alternativas em casos específicos e o resultado, que deverá ser a finalização do processo, com a saída do fluxograma.

Durante a realização de uma tarefa é natural que haja um controle para garantir a qualidade do produto final, o que exige que cada componente seja avaliado continuamente, com especificações dentro do fluxograma de processo, podendo assim evitar falhas ou erros entre as etapas que compõem o próprio processo, e isso é uma das características que fazem de um perfeito fluxograma de processo a sua apresentação gráfica.

fluxograma-de-processo-exemplo

Como Funciona um Fluxograma de Processo

Num esquema de produção o processo produtivo não é, de forma alguma, algo restrito e contido em si mesmo, dependendo, em determinados momentos, de outros processos para ter sua continuidade, ou mesmo processos continuados após a execução de uma etapa que, em virtude de suas características próprias, completam um conjunto completo de atividades. Você deve se perguntar como fazer um fluxograma de processo e acha que é bastante difícil a criação de um, porém existem programas de fluxograma que te auxiliam na criação, tornando muito mais fácil você fazer o seu, saber como ele é composto também vai te ajudar bastante na hora da criação.

Ao criarmos um fluxograma de processo composto devemos ter em mente que as ações de controle de qualidade devem atuar entre um e outro fluxograma, integrando os diversos elementos e produzindo diferentes fluxogramas de processo, de forma contínua, criando condições de validade entre eles e apresentando um produto final completo, com as exigências da garantia de qualidade.

Ao inserir os elementos necessários, estaremos verificando a qualidade ao longo do processo produtivo, encontrando meios de verificação da cadeia de produção, atendendo esses requisitos de qualidade e mantendo o padrão para a entrada no processo subsequente.

Desta forma, ao montarmos um fluxograma de processo produtivo devemos verificar todas as entradas e saídas em cada etapa, considerando os graus de variação, medindo a taxa de erros em cada etapa pelas etapas de erros das etapas sequenciais, com o objetivo de minimizar as falhas e trazer um produto final dentro dos padrões exigidos pelo sistema de qualidade.

Modelos de fluxogramas de processo

Podemos representar graficamente em vários modelos os fluxogramas necessários para um processo produtivo, mapeando todas as atividades dentro da sua sequência real.

Por exemplo, um fluxograma cruzado entre funções nos dá a possibilidade de inclusão de informações adicionais, segmentando o desenho do fluxograma em setores, criando uma matriz de fluxograma de processo onde outros gráficos poderão complementar as etapas de uma atividade produtiva.

O que precisamos ter em mente ao colocar de forma gráfica um processo é representar essa realidade do fluxo produtivo, lembrando que um fluxograma de processo deve identificar as etapas para possibilitar menor quantidade de falhas, alcançando os resultados que a empresa exige. A seguir confira alguns dos modelos de fluxogramas de processos para você pegar como exemplo.

Quais as etapas do fluxograma?

Um fluxograma de processos possui etapas que precisam se apresentar muito bem definidas e são representadas por símbolos de diferentes formatos que indicam como um processo está ocorrendo ou vai ocorrer dentro do fluxo.

As etapas incluem início e fim que são representados por símbolos que determinam em qual momento o fluxo se encontra. A etapa do processo também é representada por um símbolo que representa o que deve ou precisa ser realizado. Em seguida surge a etapa da decisão que é um ponto onde a tomada de decisão direciona o caminho a ser seguido a partir de então.

A etapa seguinte é a parte do fluxo que também é representado por um símbolo e representa a ordem das etapas que precisam ser seguidas para que o processo seja finalizado. Todas as informações contidas no fluxo precisam estar devidamente sinalizadas.