Fluxograma Como fazer

Como Fazer Fluxograma

Representar um processo gráfico para explicar detalhadamente o fluxo da implementação de um processo nunca foi uma tarefa tão simples para as pessoas. Você aprenderá o quão importante essa ferramenta é importante no dia a dia, confira a seguir como fazer um fluxograma.

como-fazer-fluxograma

O objetivo é descomplicar o fluxo de elementos e informações que você apresentará no seu projeto dentro da empresa, universidade, grupo de pesquisa etc.

Atualmente, as empresas trabalham com dois principais tipos de fluxograma, o fluxograma Linear e o fluxograma funcional.

Linear: Se o seu objetivo é exibir a sequência do trabalho passo a passo, compondo todo o projeto do escopo, identificando retrabalhos, redundâncias e também eliminando etapas desnecessárias, sendo assim otimizando o tempo, diminuindo os custos, produzindo em menor tempo.

Funcional: Se o seu objetivo é mostrar o fluxo do processo atual da empresa, e quais os setores e funcionários envolvidos em cada etapa.
Você precisa entender bem como utilizar as linhas verticais ou horizontais para que possa definir cada responsabilidade e função entre os funcionários.

Importante ressaltar que existe inúmeros exemplos disponíveis, softwares específicos apenas para fluxogramas.
Vamos citar para você os dois softwares mais usados :

Microsoft Visio  – Gratuito
SmartDraw  – Gratuito

Confira também: Programas para Fazer Fluxograma

Vamos seguir o exemplo de fluxograma abaixo:

Fluxograma Linear: Início > Matéria prima para produção > Inicia o trabalho das máquinas para produção > Verificar se o produto está corretamente como a engenharia o desenvolveu > Caso não esteja descarte o produto e abra uma ocorrência de não conformidade > Produto dentro da conformidade > Embala o produto > Envia para o cliente > Fim.

Fluxograma Funcional: Início > Produção > Inicia o trabalho das máquinas para produção > Verificar se o produto está corretamente como a engenharia o desenvolveu > Caso não esteja descarte o produto e abra uma ocorrência de não conformidade > Produto dentro da conformidade > Embala o produto > Envia para o cliente > Fim.

A diferença central que vamos notar na imagem abaixo que descreve esse fluxograma é que no Fluxograma Funcional temos etapas mais detalhadas, assim como já foi dito anteriormente.
Foi especificado a Operação ( tudo que envolve operação na produção ) e especificado o material de Expedição ( Equipe de empacotamento ) e por fim Transportadora ( Enviando o produto para o cliente, garantindo a preservação do produto e entrega rápida e eficiente).

fluxograma-como-fazer

Existe também a possibilidade de criar fluxogramas pelo Excel, caso você tenha familiaridade com o software e não queira usar os que citamos, eis uma boa opção para o seu fluxograma ficar produtivo e de fácil compreensão.

Segue abaixo um fluxograma onde é detalhado como um determinado setor vai operar :

como-fazer-fluxograma-excel

Os benefícios de se dominar a criação de um fluxograma podem colocar você em cargos de extrema confiança e importância dentro da empresa onde atua ou pretende atuar.

O fluxograma é uma ferramenta poderosa, e se você deseja ser um engenheiro de produção, gerente de uma determinada empresa, chefe de logística dentre outros cargos e funções, é indispensável o domínio sobre fluxogramas.  Uma dica importante na hora de fazer um fluxograma, sempre quando for elaborar um projeto pense no resultado como um todo. Calcule possíveis imprevistos e caracterize os principais planos para determinados imprevistos. Nunca pense em um projeto como deveria ser, mais sim como ele é hoje e no que ele pode ser melhorado e quais os benefícios dessa melhoria.
A empresa poderá evitar custos e problemas desnecessários, através de um escopo de fluxograma bem elaborado, pois ele simplifica o trabalho, facilitando encontrar possíveis erros e soluções para a perfeição do produto.

Saiba mais sobre Fluxograma

  • fluxograma-de-processo-150x150Fluxograma de Processo Como Fazer Como Fazer Fluxograma de Processo O fluxograma é uma forma de representar a sequência de um processo através de símbolos gráficos, desde seu início, passando por todas as suas etapas e alternativas para chegar a um resultado final. O gerenciamento de um processo qualquer, dentro de uma empresa, pode ser mostrado através do gráfico de fluxograma de processo, possibilitando melhoria […]
  • fluxograma-online-150x150Fluxograma Online – Programa para Fazer Fluxograma Programas para Fazer Online O fluxograma é sempre a representação de um processo, mostrando através de símbolos gráficos a descrição passo a passo da natureza e do fluxo das etapas para iniciar uma tarefa e chegar ao seu final. O objetivo do fluxograma é mostrar de maneira simples como são transmitidas as informações e como devem ser manipulados os elementos, criando […]
  • fluxograma-no-word-como-fazer-150x150Como Fazer Fluxograma no Word Fazer Fluxograma no Word Um fluxograma é um modelo gráfico onde podemos demonstrar o andamento de um processo, seja ele burocrático ou industrial. O fluxograma é usado para que possamos apresentar graficamente os dados, tornando mais compreensível a informação para outras pessoas, a seguir confira como fazer fluxograma no Word. O Word é um aplicativo que oferece diversas […]
  • exemplo-de-fluxograma-150x150Fluxograma: O que é? O que é Fluxograma? O fluxograma, essencialmente, é a visualização através de um mapa de uma atividade dentro de uma cadeia de processos, usando simbologias apropriadas, estabelecendo princípio, meio e fim desse conjunto de manipulações da atividade para que tenha um resultado satisfatório. No fluxograma é criado o mapa visual onde podemos mostrar as diversas etapas de um […]

Aprenda como Fazer um Fluxograma Passo a Passo, clique e confira o Curso com mais Ferramentas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *