Fluxograma Como fazer 2023

Como Fazer Fluxograma

Representar um processo gráfico para explicar detalhadamente o fluxo da implementação de um processo nunca foi uma tarefa tão simples para as pessoas. Você aprenderá o quão importante essa ferramenta é importante no dia a dia, confira a seguir como fazer um fluxograma.

como-fazer-fluxograma

O que é fluxograma e para que serve?

Um fluxograma é um diagrama amplamente utilizado para realizar a descrição de processos, sistemas e várias outras demandas. Cotidianamente é muito usado para planejar estudos, planejar rotinas, comunicar processos sejam eles complexos ou mais simples, pois através dele os dados se tornam muito mais claros e podem ser entendidos com maior facilidade.

O formato do diagrama pode ser retangular, oval entre muitas outras, mas o objetivo principal é definir através de setas que se conectam, passos a serem seguidos, sequências a serem executadas e etc.

O gráfico pode ser elaborado de forma simples, inclusive à própria mão, ou através de programas de computador que são mais complexos e conseguem descrever inúmeras etapas, rotas e passo a passo de forma bem desenvolvida e organizada. Os formatos e formas de serem desenvolvidos são muito variados assim como seu uso também se atribuem para diferentes objetivos.

Outros nomes que um fluxograma pode receber é fluxograma funcional, fluxograma de processo, mapa processual, modelagem de processos, fluxo de processos entre outros.

O que é um fluxograma dentro de uma empresa?

O fluxograma dentro de uma empresa é uma representação que demonstra a sequência de todas as atividades envolvidas dentro de um determinado processo e facilita a compreensão dos itens através da visualização.

Os elementos utilizados facilitam e deixam mais simples o fluxo das informações que se interligam formando conexões. Um fluxograma pode ser utilizado inclusive para elencar as atividades que devem ser realizadas todos os dias dentro da empresa e isso facilita a realização das tarefas minimizando o desperdício de tempo e recursos.

O objetivo é descomplicar o fluxo de elementos e informações que você apresentará no seu projeto dentro da empresa, universidade, grupo de pesquisa etc.

Atualmente, as empresas trabalham com dois principais tipos de fluxograma, o fluxograma Linear e o fluxograma funcional.

Linear: Se o seu objetivo é exibir a sequência do trabalho passo a passo, compondo todo o projeto do escopo, identificando retrabalhos, redundâncias e também eliminando etapas desnecessárias, sendo assim otimizando o tempo, diminuindo os custos, produzindo em menor tempo.

Funcional: Se o seu objetivo é mostrar o fluxo do processo atual da empresa, e quais os setores e funcionários envolvidos em cada etapa.
Você precisa entender bem como utilizar as linhas verticais ou horizontais para que possa definir cada responsabilidade e função entre os funcionários.

Importante ressaltar que existe inúmeros exemplos disponíveis, softwares específicos apenas para fluxogramas.
Vamos citar para você os dois softwares mais usados :

Microsoft Visio  – Gratuito
SmartDraw  – Gratuito

Confira também: Programas para Fazer Fluxograma

Exemplos de Fluxogramas

Vamos seguir o exemplo de fluxograma abaixo:

Fluxograma Linear: Início > Matéria prima para produção > Inicia o trabalho das máquinas para produção > Verificar se o produto está corretamente como a engenharia o desenvolveu > Caso não esteja descarte o produto e abra uma ocorrência de não conformidade > Produto dentro da conformidade > Embala o produto > Envia para o cliente > Fim.

Fluxograma Funcional: Início > Produção > Inicia o trabalho das máquinas para produção > Verificar se o produto está corretamente como a engenharia o desenvolveu > Caso não esteja descarte o produto e abra uma ocorrência de não conformidade > Produto dentro da conformidade > Embala o produto > Envia para o cliente > Fim.

A diferença central que vamos notar na imagem abaixo que descreve esse fluxograma é que no Fluxograma Funcional temos etapas mais detalhadas, assim como já foi dito anteriormente.
Foi especificado a Operação ( tudo que envolve operação na produção ) e especificado o material de Expedição ( Equipe de empacotamento ) e por fim Transportadora ( Enviando o produto para o cliente, garantindo a preservação do produto e entrega rápida e eficiente).

fluxograma-como-fazer

Existe também a possibilidade de criar fluxogramas pelo Excel, caso você tenha familiaridade com o software e não queira usar os que citamos, eis uma boa opção para o seu fluxograma ficar produtivo e de fácil compreensão.

Segue abaixo um fluxograma onde é detalhado como um determinado setor vai operar :

como-fazer-fluxograma-excel

Os benefícios de se dominar a criação de um fluxograma podem colocar você em cargos de extrema confiança e importância dentro da empresa onde atua ou pretende atuar.

O fluxograma é uma ferramenta poderosa, e se você deseja ser um engenheiro de produção, gerente de uma determinada empresa, chefe de logística dentre outros cargos e funções, é indispensável o domínio sobre fluxogramas.  Uma dica importante na hora de fazer um fluxograma, sempre quando for elaborar um projeto pense no resultado como um todo. Calcule possíveis imprevistos e caracterize os principais planos para determinados imprevistos. Nunca pense em um projeto como deveria ser, mais sim como ele é hoje e no que ele pode ser melhorado e quais os benefícios dessa melhoria.
A empresa poderá evitar custos e problemas desnecessários, através de um escopo de fluxograma bem elaborado, pois ele simplifica o trabalho, facilitando encontrar possíveis erros e soluções para a perfeição do produto.