Como Fazer Fluxograma no Word

Fazer Fluxograma no Word

Um fluxograma é um modelo gráfico onde podemos demonstrar o andamento de um processo, seja ele burocrático ou industrial. O fluxograma é usado para que possamos apresentar graficamente os dados, tornando mais compreensível a informação para outras pessoas, a seguir confira como fazer fluxograma no Word.

fluxograma-no-word-como-fazer

O Word é um aplicativo que oferece diversas formas de criar gráficos, diagramas, fluxogramas e tabelas, simplesmente usando modelos já prontos, que podem ser adaptados às situações as mais diversas.

Com o uso de fluxogramas, podemos definir graficamente como funciona a produção de qualquer produto, o caminho que um documento deve percorrer dentro de um processo burocrático, como funcionam os departamentos de uma empresa, etc., mantendo um formato fixo, que pode ser feito por qualquer pessoa, mesmo que ela não tenha a prática no processo.

Muitos outros programas para fazer fluxograma online oferecem essa funcionalidade, trabalhando especificamente com fluxogramas mas, entendendo que devem ser figuras gráficas simples, práticas e dinâmicas, o Word é um aplicativo que atende tranquilamente quando há necessidade de apresentar um modelo gráfico desse tipo.

Usando o Word para criar um fluxograma

Você pode começar a fazer o seu fluxograma no Word através da guia Inserir, onde irá encontrar o Smart Art. Clicando nessa função (que no Office 2013 tem o nome de Lista Básica em Blocos), você poderá escolher qualquer figura:

como-fazer-fluxograma-no-word

Para manter a fidelidade das informações, o fluxograma precisa ser montado parte a parte, personalizando sua apresentação. Você poderá encontrar a funcionalidade no Word 2007, 2010 ou 2013 (este, mais recente, possui algumas adaptações, com novas funcionalidades, embora o resultado seja praticamente o mesmo).

Além do Smart Art, você poderá encontrar modelos fluxogramas já preparados também na guia Inserir, no ícone Formas e escolher, nos diversos formatos de Fluxograma. Caso pretenda montar o seu fluxograma totalmente personalizado, este é o melhor método para isso.

fluxograma-no-word-exemplos-modelo

Você pode ainda editar as cores de linhas e preenchimento clicando com o botão direito e escolhendo Definir Padrões, ou ainda selecionando, na aba de opções, a guia Formatar.

As figuras são totalmente adaptáveis, podendo ser movidas, aumentadas ou reduzidas, de acordo com o que você precisa, bastando usar o mouse e selecionando a posição e o tamanho que queira.

O fluxograma, para ser entendido, deve ter um texto e, depois de montado, você pode clicar dentro de cada forma que inseriu e digitar o que precisa.

Se escolher a Smart Art você terá 7 categorias de fluxogramas disponíveis (lista, processo, ciclo, hierarquia, relação, matriz e pirâmide). Se escolher a guia Formas, você terá ali todas as formas necessárias para montar o fluxograma do jeito que precisa, no formato que precisar. Caso você não saiba para o que serve a forma, basta colocar sobre ela o mouse que a informação será fornecida.

Não se esqueça de um detalhe importante: sempre que montar um fluxograma no Word, ele deve estar claro o suficiente para que todos entendam o que você está querendo expressar. Assim, ele não deve ser nem muito colorido e nem fugir das especificações normais das figuras e formas para transmitir exatamente o processo explicado.

Saiba mais sobre Fluxograma

  • fluxograma-online-150x150Fluxograma Online – Programa para Fazer Fluxograma Programas para Fazer Online O fluxograma é sempre a representação de um processo, mostrando através de símbolos gráficos a descrição passo a passo da natureza e do fluxo das etapas para iniciar uma tarefa e chegar ao seu final. O objetivo do fluxograma é mostrar de maneira simples como são transmitidas as informações e como devem ser manipulados os elementos, criando […]
  • fluxograma-de-processo-150x150Fluxograma de Processo Como Fazer Como Fazer Fluxograma de Processo O fluxograma é uma forma de representar a sequência de um processo através de símbolos gráficos, desde seu início, passando por todas as suas etapas e alternativas para chegar a um resultado final. O gerenciamento de um processo qualquer, dentro de uma empresa, pode ser mostrado através do gráfico de fluxograma de processo, possibilitando melhoria […]
  • exemplo-de-fluxograma-150x150Fluxograma: O que é? O que é Fluxograma? O fluxograma, essencialmente, é a visualização através de um mapa de uma atividade dentro de uma cadeia de processos, usando simbologias apropriadas, estabelecendo princípio, meio e fim desse conjunto de manipulações da atividade para que tenha um resultado satisfatório. No fluxograma é criado o mapa visual onde podemos mostrar as diversas etapas de um […]
  • como-fazer-fluxograma-150x150Fluxograma Como fazer Como Fazer Fluxograma Representar um processo gráfico para explicar detalhadamente o fluxo da implementação de um processo nunca foi uma tarefa tão simples para as pessoas. Você aprenderá o quão importante essa ferramenta é importante no dia a dia, confira a seguir como fazer um fluxograma. O objetivo é descomplicar o fluxo de elementos e informações que você apresentará no […]

Aprenda como Fazer um Fluxograma Passo a Passo, clique e confira o Curso com mais Ferramentas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *