Fluxograma: O que é? 2023

O que é Fluxograma?

O fluxograma, essencialmente, é a visualização através de um mapa de uma atividade dentro de uma cadeia de processos, usando simbologias apropriadas, estabelecendo princípio, meio e fim desse conjunto de manipulações da atividade para que tenha um resultado satisfatório.

No fluxograma é criado o mapa visual onde podemos mostrar as diversas etapas de um sistema, com as coordenadas para seu desenvolvimento, tornando o conjunto das etapas um trabalho padronizado, organizado, que possa ser entendido e utilizado por qualquer pessoa. A seguir confira mais informações e como fazer um fluxograma.

o-que-e-fluxograma

O significado de fluxograma de uma maneira mais acadêmica, podemos considerá-lo um diagrama que deve ser visto como representação esquemática, ou ainda um algoritmo, utilizando gráficos para ilustrativos para simplificar a transição das informações dentro de uma sequência operacional.

O fluxograma pode ser aplicado nas mais diversas áreas de atividade, podendo servir para estabelecer um fluxo de vendas, de finanças, de marketing, sendo uma ferramenta importantíssima para qualquer organização. Através dele podemos ter a informação detalhada de como proceder, criando um padrão de confecção de um processo e melhorando a comunicação entre os participantes de qualquer atividade.

Para que serve um Fluxograma?

O fluxograma é a principal ferramenta de um programador de sistemas, sendo aplicado na Tecnologia de Informação para representar a lógica necessária para o funcionamento de programas, criando a modelagem e a documentação de todos os sistemas operacionais.

Com a utilização dessa ferramenta podemos facilmente compreender, de maneira rápida e instantânea, um fluxo de qualquer processo, seja de documentos, de atividades ou mesmo de etapas de uma atividade física ou mental. Ao ser aplicado à circulação de um documento qualquer, por exemplo, o fluxograma mostra o caminho percorrido através de diversos departamentos de uma empresa, bem como a forma como deve ser tratado para cumprir com sua legalidade.

Sua utilização simplifica e racionaliza qualquer atividade, otimizando os resultados exigidos por qualquer processo em qualquer organização e possibilitando sua utilização por qualquer profissional, mesmo que não treinado especificamente para a atividade.

Um dos fatos comuns para quem não está familiarizado é a confusão entre o que é fluxograma e um organograma, tendo cada um suas próprias finalidades. Enquanto o fluxograma estabelece as etapas de um processo, sendo uma ferramenta dinâmica, o organograma representa a estrutura funcional de uma organização, apresentando-se como uma ferramenta estática.

Veja um modelo de Exemplo de Fluxograma

exemplo-de-fluxograma

Sinais e símbolos de um fluxograma

O fluxograma apresenta sempre o início, o seu sentido de leitura e movimentação das etapas, ou seja, o seu fluxo, e sua finalização. Para sua confecção são utilizados símbolos básicos, que podem ser variáveis conforme a aplicação do diagrama montado. Entre os símbolos mais conhecidos do fluxograma, podemos destacar:

  • Início e fim: geralmente o símbolo usado no início do fluxograma é um retângulo com bordas arredondadas, estabelecendo o começo e o término do fluxo apresentado. Nos retângulos também estão inseridas as ações necessárias para o processo;
  • Setas: usadas para indicar o sentido do fluxo das etapas;
  • Losangos: os losangos representam as alternativas ou questões criadas pelas etapas, devendo sempre apresentar duas saídas para as respostas positivas ou negativas;
  • Linhas e setas nunca podem cruzar uma sobre as outras para identificar melhor a visualização das etapas, sem confundir quem esteja analisando;
  • As indicações textuais nos losangos e retângulos devem ser sempre claras e sucintas, utilizando o verbo no infinitivo.

Confira também como você pode fazer: Fluxograma Online

fluxograma

O fluxograma deve ser feito da forma mais clara possível, dando facilidade de entendimento das ações e das alternativas, podendo ser usado símbolos diferenciados, desde que determinados como legendas, já que seu objetivo é mostrar um processo.

Como elaborar um fluxograma?

A elaboração de um fluxograma precisa conter de forma bem definida uma relação que contenha início, meio e o fim:

  • Início – contém as entradas, o começo necessário para iniciar o processo;
  • Meio – o meio apresenta os processos em si de forma que as atividades que serão realizadas são apresentadas claramente, pois são será através delas que os objetivos estabelecidos poderão ser alcançados.
  • Fim – nessa etapa são apresentadas as saídas dos processos e os resultados que se espera obter com todas as atividades que serão executadas.

Para elaborar um bom fluxograma é possível utilizar símbolos que se apresentam em diferentes formatos e tornam ainda mais simples e fácil o entendimento das etapas do processo, porém é preciso cuidado para não fazer uso demasiado desses elementos o que tornaria desconexas as informações.

Uma etapa que não pode ser desconsiderada antes de iniciar o fluxograma é a realização de um estudo para relacionar todos os processos desenvolvidos dentro da organização, compreendê-los e verificar a relação entre eles, pois assim é possível criar um gráfico objetivo e lógico. O fluxograma consegue detalhar o funcionamento de um determinado processo e é primordial um prévio planejamento para que somente então sejam estabelecidos quais processos serão desenhados e a sequência que existirá entre eles.

Qual é o objetivo de um fluxograma?

Os principais objetivos de um fluxograma consiste em melhorar a compreensão dos processos e a forma como eles se interligam, evidenciar como as rotinas e as atividades são desempenhadas dentro da empresa, encontrar os problemas que acarretam desperdício de tempo e de recursos.

Para atingir esses objetivos com mais eficácia e eficiência é possível utilizar símbolos que facilitam o entendimento das informações geradas.

Como fazer um fluxograma simples?

Um fluxograma simples pode ser utilizado para definir rotinas de trabalho, estudos ou processos menos complexos e para isso pode ser utilizado o Excel, o Word e aplicativos como o Canva que permite de forma gratuita realizar a formulação desse gráfico.

Como elaborar um fluxograma de processos?

A elaboração de um fluxograma de processos exige uma relação que inclua o início, o meio e o fim de forma que o início define o que é preciso para dar início aos processos, o meio é como o processo é realizado e como os objetivos serão atingidos e por último, o fim mostra os resultados que se espera. Vários símbolos podem ser usados para efetuar as representações gráficas, pois eles permitem mais clareza na leitura visual das informações.

A elaboração do fluxograma requer muito trabalho e estudo para que sejam conhecidos todos os processos que existem dentro da empresa, pois assim é possível objetividade nos dados que serão apresentados.